Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Leite materno é nutritivo e evita doenças; veja 4 razões para amamentar

Dr. Sylvio Renan

28/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Durante a primeira semana de agosto, com ênfase no dia 1° do mês em que é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, diversas entidades promovem ações para estimular a prática do aleitamento materno para a promoção do pleno desenvolvimento infantil.

Por mais que o homem tenha evoluído no desenvolvimento de tecnologias no que concerne à oferta de alimentação, nada é capaz de substituir as propriedades do leite materno, um produto riquíssimo em nutrientes, preparado naturalmente pelo organismo da mãe durante a gestação do seu bebê.

Por aqui, aproveito a data para reforçar, mais uma vez, os benefícios deste alimento e a necessidade de apoio às mães para que consigam evoluir na prática da amamentação com os seus filhos. Vamos a eles?

Alimento nutritivo: o leite materno apresenta propriedades importantes para a formação do tecido nervoso, levando a um desenvolvimento neurológico perfeito Ele apresenta a concentração ideal de proteínas e gorduras, sendo de fácil digestão. O açúcar presente nele é a lactose, que comparado aos leites industrializados, apresenta menos chances de fermentação e formação de gases, bem como cólicas nos recém-nascidos.

Alimento imunológico: durante toda a lactação, especialmente nos primeiros dias de vida do bebê, com a composição de colostro, o leite tem alta concentração de anticorpos que ajudam na proteção contra agentes infecciosos.

Alimento antialérgico: em contraposição ao leite de vaca, o leite materno não oferece riscos de alergias como asma brônquica, a doença do bebê chiador, as rinites e diarreias, entre outras.

Alimento psicológico: o contato físico mamãe-bebê proporcionado pela amamentação no peito fortalece o vínculo emocional, reduzindo a ansiedade, a insegurança e proporcionando mais serenidade para a criança.

Como se não bastasse ser um alimento completo, o leite materno ainda apresenta o benefício de ser gratuito e prático, uma vez que pode ser ofertado à criança a qualquer momento e lugar, sem a necessidade de preparo.

Até a próxima,

Dr. Sylvio Renan

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra