Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Leitura em papel ou no e-book, o importante é ler desde criança

Dr. Sylvio Renan

02/06/2019 04h00

Crianças tem uma imaginação impressionante, são incríveis as coisas que saem da cabeça dos pequenos, como, por exemplo, as famosas perguntas que nos pegam de surpresa e até as justificativas mágicas sobre o nosso mundo adulto.

Porém, apesar da imaginação ser nata e seu potencial criativo e lúdico muito próprio da faixa etária, é dever de todo pai, mãe, avós e adultos que estejam por perto da criança estimular o mundo imaginativo, da fantasia, pois proporcionam descobertas e conhecimentos. Uma das ferramentas para esse estímulo são os livros!

No entanto, o que era para ser uma coisa natural, acaba sendo uma peça difícil de encaixar no quebra-cabeça na vida de uma família, sobretudo a brasileira, já que muitas crianças, assim como muitos adultos, infelizmente, ainda não têm o hábito da leitura.

Além deste motivo, videogames, celular, tablets e a televisão disputam acirradamente a atenção da garotada e, muitas vezes, ganham deslealmente do livro. Então, como fazer para que os baixinhos tomem gosto pela leitura?

1º Dê o exemplo:
Antes de tudo, repito uma frase clássica e verdadeira: "criança vê, criança faz". O exemplo deve vir de casa: se um adulto lê na frente da criança, involuntariamente, estará dando o bom exemplo da leitura.

2º Idade certa para ler:
Na verdade, isso não existe. É claro que a criança começa a desenvolver a cognição para a leitura de fato por volta dos 5  anos de idade, mas caso seu filho ainda seja pequeno e não saiba ler, o incentivo ao gosto e curiosidade pelos livros pode vir de maneira indireta, através da contação de histórias. Leia histórias infantis, bem ilustrativas, ou leia um livro para ele, a cada dia um trecho, um capítulo. Além de ser uma oportunidade de fortalecer os laços, vai instigá-lo ao mundo da leitura.

3º Os eletrônicos podem ser amigos:
Vivemos em uma sociedade conectada, em que todas, ou quase todas, as atividades humanas podem ser desenvolvidas através de dispositivos móveis e a leitura também se adaptou para esse universo.
Hoje, é comum a leitura de livros clássicos ou lançamentos por e-books e para crianças esse uso também pode ocorrer, mas com os devidos cuidados. Atenção à luminosidade, e ao tempo de exposição da criança são dicas para conservar a saúde da visão do pequeno.

Ajude seu filho a mergulhar no mundo mágico e fantástico que os livros podem oferecer, sejam eles de papel ou em e-books, o que vale é incentivar a criatividade dos pequenos!

 

Até a próxima,
Dr. Sylvio Renan

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra