Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Carnaval com baixinhos pode ir além da folia e estimular desenvolvimento

Dr. Sylvio Renan

24/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Nem só de folia vive o Carnaval. Especialmente quando falamos em crianças, a nossa festa mais popular também pode ser uma oportunidade a mais de interação e desenvolvimento junto com elas. A partir dos estímulos corretos, os preparativos para a festa podem colaborar com o desenvolvimento infantil a partir de práticas manuais para a montagem da fantasia e dos adereços, abusando da criatividade para ensinamentos sobre trabalho em equipe, reciclagem, sustentabilidade e muito mais.

Com a ajuda dos pais, avós, tios, os pequenos podem ser estimulados a pensar no tema da fantasia e procurar os materiais disponíveis em casa para montá-la. Uma tarefa que também pode contar com a ajuda de amiguinhos.

Reutilizar objetos e materiais recicláveis explicando o que é "tempo de decomposição", como funciona a eliminação do lixo que produzimos e também como a natureza recebe e retribui o que jogamos nela pode ser fixado pela criança de forma muito mais fácil dentro de um processo alegre e festivo.

O conceito aplicado nestes preparativos vai ao encontro da proposta apresentada pelo "movimento maker", do faça você mesmo, em que a criança aprende e fixa mais fácil colocando a mão na massa para construir, reformar objetos. Tem ainda o valor agregado do exercício da coordenação motora, da concentração, da paciência e da disciplina.

Mas é importante que todo este processo criativo seja livre, sem envolver cobranças às crianças que possam se reverter em frustração e gerar resultados contrários ao que esperamos com o aprendizado e a diversão.

Bom Carnaval a todos!
Dr. Sylvio Renan

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra