Organizar os próprios brinquedos contribui para o desenvolvimento infantil
O simples brincar faz bem e estimula o desenvolvimento físico e mental das crianças. Por isso, é importante acompanhar e incentivar a criança na prática de atividades que contribuam para a construção do seu repertório de conhecimento e sua base da inteligência, não importando os recursos financeiros ou físicos. Qualquer objeto pode ser transformado, no real ou no imaginário.
Porém, sabemos que é impossível brincar sem fazer um pouquinho de bagunça. E, acredite, também é saudável! Mas o que fazer ao ver aquele monte de brinquedos espalhados e a rejeição da criança em recolher e organizar o que espalhou?
Isso também pode ser trabalhado para o bem do seu pequeno, fazendo com que ele cresça com senso de organização e responsabilidade. O primeiro passo, no entanto, não é do pequeno e sim, dos pais! É preciso dar o exemplo para a criança, mostrando como você organiza suas coisas. Afinal, objetos largados por toda casa e pessoas que deixam tudo pelo caminho, não inspiram organização ou a necessidade dê.
Além disso, uma dica importante é preparar o espaço adequado para seu filho brincar. Tudo deve ser convidativo, colorido e confortável, com cada brinquedo tendo seu determinado lugar. Prateleiras em altura acessível e caixas de vários tamanhos são grandes facilitadores.
Outra dica é fazer do recolhimento dos brinquedos também um momento de diversão. Brinque com seu filho, organizando os objetos primeiro por cor ou por tamanho ou ainda, por tipo, e assim por diante, mostrando como será mais fácil encontrar o que quiser depois.
Lembre-se ainda que a criança deve ter contato com brincadeiras que desenvolvam o lúdico, a criatividade, o conhecimento, a imaginação e a atividade física, por isso, não invista apenas em brincadeiras "tecnológicas", com aparelhos eletrônicos.
Por fim, os pais devem ter cuidado com os objetos pequenos, que podem ser engolidos pelas crianças menores, ou brinquedos com mecanismos que podem provocar machucados.
Em todos os momentos, antes, durante e depois da brincadeira, a criança deve ser estimulada e acima de tudo, se divertir muito! Aliando a sensação de prazer do brincar ao ato de organizar o ambiente, sem muita dificuldade ou rigidez, o pequeno assimilará o motivo de realizar essa atividade e levará isso para o restante das áreas, no decorrer dos anos de sua vida, inclusive profissional.
Até a próxima,
Dr Sylvio Renan
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.