menu
Topo
Blog do Pediatra

Blog do Pediatra

Categorias

Histórico

Como aproveitar bem as férias com as crianças

Dr. Sylvio Renan

02/12/2018 04h00

O final do ano chegou e com ele as tão divertidas férias e festas. Esta é a época oportuna para reunir a família e viajar a fim de aproveitar e descansar todo o ano de intenso trabalho e correria.

Mas, apesar de ser tempo de folga e de descanso, não podemos nos esquecer da nossa saúde e da saúde dos nossos baixinhos, não é verdade? Sendo assim, produzi este artigo com algumas dicas para você e sua família aproveitarem as férias sem problemas e sustos.

Hidratação: no Brasil, estamos na época de temperaturas elevadas, já próximos ao Verão, e neste período é essencial que todos bebam muito líquido para evitar a desidratação. Ainda mais as crianças e jovens, que estão em constante movimento. No calor, nosso corpo perde mais água, sendo indispensável a sua reposição. Por isso, ofereça água e sucos naturais a seu baixinho de uma em uma hora.

Alimentação: é normal que nas festas comemorativas as pessoas comam mais que o normal, afinal a opção de pratos deliciosos é tão extensa que é difícil resistir. Como tudo na vida, o que vale é o bom senso para não exagerar. Por isso, dê preferência a alimentos menos gordurosos e mais leves.

Roupas e calçados: opte por roupas de tecidos mais leves e de cores mais claras, que vão ajudar com que os baixinhos sintam-se mais confortáveis para pular, correr e brincar. E ainda, é importante escolher calçados abertos para contribuir com que o pezinho da criança não sue tanto.

Proteção: fator importantíssimo é a questão da proteção contra os raios solares. Não se esqueça de usar o filtro solar todos os dias e de respeitar os horários permitidos à exposição ao sol (até às 10h ou após das 17h).

Segurança: todo pai e mãe sabe que nas férias as crianças ficam mais agitadas, sendo quase uma missão impossível de segurá-las. Alguns cuidados simples ajudam a prevenir acidentes. Se você vai à praia ou piscina, não se esqueça das boias para seu baixinho e, claro, em todas as atividades e brincadeiras, de sempre ter um adulto supervisionando a criançada. E, não se esqueça, de sempre colocar pulseiras de identificação nas crianças.

Saúde em dia: já conferiu a sua carteira de vacinação e a do seu baixinho? É importante que as vacinas estejam em dia, pois elas são a principal arma contra inúmeras doenças.

Seguindo estes cuidados básicos, você e sua família poderão usufruir tudo o que esta deliciosa época do ano tem a oferecer. Boas férias J

Até a próxima,

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.