Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Amanhã (9/5) é o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Dr. Sylvio Renan

08/05/2015 16h43

crianca-recebendo-dose-de-vacina-34928

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve início na última segunda-feira (4/maio), mas o dia "D" da Campanha é nesse sábado (9 de maio), das 8h às 17h, e segue até o dia 22/5 em todas as salas de vacinação do país.

Este ano, a imunização disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe, que são determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Na rede pública, poderão receber a vacina crianças a partir de seis meses e menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de profissionais de saúde, agentes prisionais e população privada de liberdade.

Há também a possibilidade de vacinar em clínicas particulares. Nesse sentido, vale lembrar que é importante imunizar o maior número de pessoas, além dos grupos prioritários. Eu sempre recomendo que o ideal é tomar a vacina antes do inverno, quando o vírus da influenza circula com mais incidência nas épocas mais frias do ano.

Todos nós ficamos expostos ao vírus e sujeitos à doença. A vacina evita entre 70% e 95% dos casos de gripe. Não é à toa que o mote principal do Ministério da Saúde é "Contra a gripe, seu escudo é a vacinação".

A transmissão do vírus acontece pelo ar, através do contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas ao falar e até mesmo por meio de gotículas eliminadas na tosse ou espirro. O vírus entra no organismo através da mucosa do nariz ou garganta.

No Brasil, alguns estudos já mostraram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, diminuindo em 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Existe um receio quanto a segurança, mas isso é um mito. A vacina contra o vírus influenza B, A/H1N1 e A/H3N2 não causa a doença, pois é feita com o vírus inativado. Acesse "Mitos e verdades", publicado pelo portal UOL, para saber mais sobre essa e todas as demais vacinas. A contraindicação, no caso da vacina da gripe, é para pessoas que têm alergia severa a ovo e, nestes casos, a recomendação é que procure o seu médico para orientações.

Vale destacar que, nas clínicas particulares de vacinação, a partir deste ano, serão aplicadas as vacinas tetra, que contêm, além dos 3 subtipos acima citados, um novo subtipo , cuja incidência vem aumentando progressivamente em algumas localidades.

Documentos: Não esqueça que é imprescindível levar aos postos de saúde, ou mesmo nas clínicas particulares, o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra