Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Carnaval: como garantir que a folia da criançada seja segura e saudável?

Dr. Sylvio Renan

06/02/2015 13h19

carnaval_crianca

 

O Carnaval já começou! Alguns blocos de rua já estão pulando sem parar. E assim será até a chegada da terça-feira de Carnaval – se não mais, como em Salvador, onde a festa é prolongada. E é também um momento importante para transmitirmos mais cultura para nossos filhos, que são naturalmente estimulados a participar dessa grande festa do brincar, do socializar-se e descontrair-se.

No entanto, como pediatra, aconselho aos pais tomarem cuidados durante a folia, evitando aborrecimentos (brigas) durante o Carnaval, com atenção especial para a hidratação das crianças. Mesmo em meio à crise hídrica, que atinge diversas cidades, sobretudo no Sudeste, este item deve ser obrigatório ao sair para folia.

Pensando nisso, separei algumas dicas que ajudarão pais e filhos a aproveitarem a festa sem sustos.

Bebês devem frequentar bailes/festas de Carnaval? Crianças muito pequenas não possuem o sistema imunológico totalmente desenvolvido, facilitando a contaminação por vírus e bactérias potencialmente presentes em locais de aglomerações. Além disso, a festa pode contribuir para que o pequeno se excite excessivamente, com consequências como insônia, pesadelos, falso terror noturno, entre outros.

Segurança: leve seu filho ao local do baile/festa ou no bloco ou no Sambódromo com uma pulseira de identificação, onde conste o seu nome completo ou do responsável que esteja presente no local, além de telefone celular do adulto. Este procedimento simples dará mais liberdade para o seu baixinho e mais tranquilidade para você. Além disso, as brincadeiras durante o período do carnaval são uma atividade física saudável como todas as outras, mas, quando ocorrem abusos, podem provocar agravos de leve a graves, devendo então ser sempre monitorizadas pelos pais ou acompanhantes da criança, respeitando o limite de cada uma.

Hidratação: Lembre-se que o Carnaval ocorre em pleno verão brasileiro, com dias quentes e úmidos, que aumentam a sudorese e o risco de desidratação. Não se esqueça de que qualquer atividade física deve ser moderada nesta situação, pelo risco de desidratação, quedas de pressão arterial, entre outros problemas. Assim, é preciso que a criança, ao cair na folia, seja orientada para ingerir bastante líquido, de preferência água, e com frequência. Quando em local aberto (praias, ruas, sambódromos, etc.), deve-se passar protetor solar e, mesmo com seu uso, evite a permanência por tempo prolongado sob o sol, principalmente no período entre às 10 e 16 horas.

Roupas: Escolha roupas ou fantasias leves, de cores claras, folgadas no corpo e que permitam a circulação do ar e camisetas de tecidos que drenam o suor para o lado externo da roupa, permitindo uma melhor eliminação do suor e facilitando o refrescamento do corpo.

Sem exageros: evite também que as fantasias sejam acompanhadas de brinquedos, como armas (revólveres, espadas, etc.), que além de servirem como apologias à violência, podem provocar acidentes. Cuidados também com máscaras que, quando deslocadas, podem dificultar a respiração da criança. Pinturas devem ser feitas com tintas naturais, neutras, e de fácil eliminação, evitando-se as regiões próximas aos olhos e à boca.

Barulho: atenção ao nível do barulho e do som a que vai expor a criança. Quando exagerados podem contribuir para problemas de audição.

Bebidas: crianças maiores (pré-adolescentes e adolescentes) devem ser muito bem orientadas a NÃO ingerir bebidas alcoólicas, não aceitar nada oferecido por estranhos e procurar por você ou por uma autoridade policial diante qualquer suspeita de assédio.

Limite de faixa etária: bailes e festas de salão costumam ser realizadas para faixas etárias definidas. Respeite estas divisões, não permitindo que seu filho vá a festas de outra faixa etária, seja ela para crianças mais velhas ou mais novas.

Seguindo essas dicas bem simples, você pai/mãe garantirá a folia dos baixinhos e a sua tranquilidade.

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra