Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Como escolher o pediatra do seu filho?

Dr. Sylvio Renan

04/07/2014 13h29

mba10

Muitos me perguntam quais são os principais fatores que futuros papais e mamães devem levar em conta na hora de escolher um pediatra. Pensando nisso, separei algumas dicas que irão auxiliá-los na hora de escolher o médico que cuidará dos seus filhos desde os primeiros dias de vida até, pelo menos, a adolescência.

Confira tais dicas:

– Já desde o início da gestação, a escolha do pediatra deve ser iniciada;

– Pesquise, converse, peça indicações aos amigos e parentes. Atenção ao feeling materno, pois ele tem grande peso na escolha assertiva do profissional;

– O médico precisa ter paciência com os pais inexperientes. E também paciência com bebês e crianças, pois estas choram durante as consultas, por ansiedade e medo frente a uma situação desconhecida;

– Analise o currículo do pediatra, verifique se ele tem conhecimento amplo das patologias infantis;

– Quanto à clínica (ou consultório) pediátrica, esta deve ser adaptada às necessidades dos pequenos pacientes, não somente no critério estético, como na manutenção de normas de segurança. Ela deve também estar equipada com todo material necessário à assistência geral aos bebês, crianças e adolescentes;

– Informe-se se sobre a disponibilidade de acesso pessoal e virtual, para os casos de emergência. Também considere a distância entre sua casa e o consultório/clínica. Isso tudo deve ser levado em consideração, pois de nada adianta ter um bom pediatra localizado a dezenas de quilômetros, o que dificultaria o atendimento em casos de emergências.

– Deve existir uma empatia entre os pais e o pediatra. E também entre bebês/crianças e o pediatra.

Pessoalmente, posso dizer que é importante a relação entre pais-pediatra-crianças: cerca de 75% das minhas consultas são dedicadas a bebês e crianças filhos de antigos pacientes.

Além do pediatra ou outros médicos, observe ainda a organização do consultório/clínica e a receptividade dos demais colaboradores que nele atuam. Fatores como atenção, dedicação e carinho fazem muita diferença.

Enfim, lembre-se que o pediatra é o primeiro médico do seu filho, o profissional que irá acompanhá-lo por muitos anos, até a adolescência ou mais, passando a ser praticamente um membro da família. Esta é uma fase importante e, assim como você, também nós pediatras podemos dizer que esta é a melhor oportunidade que temos na vida: acompanhar o crescimento, quase diário, de uma criança e ver aquele pequeno ser se tornar um adulto saudável e com qualidade de vida.

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra