Topo

Carnaval em casa garante segurança e diversão para as crianças

Dr. Sylvio Renan

11/02/2018 11h00

O Carnaval chegou e os pequenos foliões dominam o cenário de diversão e alegria, seja pelas fantasias fofas, seja pela simples satisfação em presenciar a alegria naqueles pequenos e curiosos olhinhos. A cada ano aumenta a quantidade de blocos infantis que vão às ruas, assim como o número de carnavalescos mirins que esperam ansiosamente pela festa e diversão.

No entanto, muitos pais ainda temem levar seus filhos a locais públicos e optam por realizar bailes carnavalescos em suas próprias casas – contando com a ajuda especial da criança na preparação/decoração, que é uma ótima forma de manter a boa relação entre ambos.

Organizar tudo em casa tem a proposta de juntar a turminha toda e fazer a bagunça de maneira divertida e segura, seja no salão de festas do condomínio, no quintal de casa ou até mesmo na sala de estar! Sempre oriento que, com os devidos cuidados, os bebês e as crianças podem e devem celebrar a folia do Carnaval, mas claro, com cautela. Por isso, listei algumas dicas para garantir que a festa seja só alegria:

Alimentação

Opte pelo preparo de alimentos leves, pois os foliões vão pular bastante. Ofereça opções de lanches saudáveis, frutas, sucos e muita água para hidratar. Toda festa de criança tem doces e bolos, portanto sugiro que deixem estas guloseimas para quando todos já estiverem um pouco cansados e no fim do evento. Importante: para os bebês é recomendado apenas papinhas (legumes ou frutas) oferecido com, pelo menos, meia hora de antecedência do baile para evitar cólicas por má digestão ou enjoos.

>Folia na Rua: não se esqueça de levar água fresca e comidinhas leves e caseiras – evite alimentos preparados e oferecidos.

Vestimenta

A escolha da fantasia fica por conta do pequeno. Afinal o baile é dele! Mas certifique-se que o tecido seja leve devido ao calor excessivo da época. Como a festa é em casa garanta que o ambiente esteja fresco – por ventiladores, janelas abertas ou ar-condicionado. Fique em alerta se o seu filho apresentar qualquer irritação com a roupinha, como suor excessivo ou xixi.

>Folia na Rua: não se esqueça de vestir a criança com roupas leves, frescas e sem muitos adereços que possam causar peso no corpo ou mais calor. Leve uma troca de roupa limpa para quando a festa acabar.

Proteção ao sol e dos mosquitos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de repelentes e protetores solares só está liberado a partir dos 2 anos de idade e com produtos que apresentem fórmulas específicas para crianças. Por isso, é importante seguir a recomendação do pediatra antes da compra e o uso destes.

>Folia na Rua: além de protetor solar e repelente (se for o caso), o uso de bonés e chapéus são recomendados para reforçar a proteção. Escolha os horários em que o sol está mais fraco e propício para a exposição de bebês e crianças.

Segurança no ambiente

Escolha um ambiente com ótimo espaço para as crianças se movimentarem, mas que não seja muito grande a ponto de se perder o controle delas. Afaste os móveis que possam representar perigo e mantenha as escadas e rampas bloqueadas.

>Folia na Rua: importante que as crianças utilizem pulseiras de identificação no caso de se perderem. Também escolha locais mais tranquilos e vazios para curtir a festa. Evite grandes aglomerações.

Decoração

Antes de escolher quais objetos e adereços vão enfeitar o baile, vale relembrar a idade de todos os convidados. Um exemplo são as crianças que estão entre o primeiro e o terceiro ano de idade, que levam tudo a boca e podem se engasgar. Se a festa também receber foliões desta faixa etária cabe repensar e/ou se atentar à confetes e enfeites menores.

>Folia na Rua: Aqueles que já passaram desta fase e que adoram brincar com sprays de espumas, vale ler o rótulo das embalagens e se informar sobre os componentes do produto porque muitos são inflamáveis e podem causar alergias.

Música

Uma das vantagens em fazer o bailinho em casa é que os pais controlam diretamente o volume do som e garantem o conforto aos filhos. Não deixe as crianças próximas às caixas de som ou o ambiente com volume muito alto, pois podem provocar lesões nos ouvidos. Monte a playlist de músicas junto aos seus pequenos para que a festa seja alegre e do gosto dele e de todos daquela faixa etária.

>Folia na Rua: não permaneça em locais com música alta, pois afeta diretamente a audição de bebês e crianças que ainda estão em desenvolvimento.

Com esses cuidados e muita criatividade, o Carnaval em casa não perderá em nenhum quesito para os bloquinhos de rua e assim a festa está garantida, com segurança e saúde, para pais e filhos. Até a próxima!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carnaval em casa garante segurança e diversão para as crianças - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Mais Posts