Topo

Lancheira saudável é reflexo da alimentação da criança em casa

Dr. Sylvio Renan

21/07/2015 15h55

Muitos pais relatam dificuldade para fazerem seus filhos comer lanches saudáveis na escola, especialmente pela oferta de produtos calóricos ou nada indicados na lancheira do coleguinha do lado ou na lanchonete do estabelecimento. Diante disso, buscam dicas e receitas para tornar mais atraente o lanche que preparam em casa.

Bom, antes de tudo, é importante explicar que metade do problema sobre o 'comer saudável fora de casa' se resolve com o 'comer saudável dentro de casa'. Ou seja, se os pais têm por hábito uma alimentação regrada, equilibrada, com alimentos saudáveis em todas as refeições em casa, a criança naturalmente terá aprendido estes gostos e aceitará uma lancheira mais saudável e saberá selecionar os alimentos mais apropriados na lanchonete da escola.

Mas, se isso não acontece em casa, como fazer? A resposta é simples: aos poucos.  A dieta para ser eficiente, seja para o adulto ou para a criança, não pode ser radical e, sim, contemplar fases de adaptação, ajuste. Ainda assim, deve partir de dentro de casa para se estender para a lancheira escolar.

Uma criança ainda não adaptada ao ritmo saudável sentirá mais tentação com a bolacha recheada e o refrigerante do amiguinho, ou da batatinha da cantina. Por isso, no início deve-se inserir gradualmente alimentos que possam ser divididos com outros colegas, até que eles sejam totalmente trocados. Outra saída, que não vejo mal em adotar, é estabelecer uma 'folga' à criança, estipulando um dia da semana em que ela teria na lancheira ou permissão para alimentos que fogem dos 'padrões' saudáveis, na cantina.

Outro ponto fundamental é mostrar para o filho que o lanche saudável não é chato e nem ruim, mas pelo contrário, pode ser muito divertido e gostoso, se feito com criatividade e dedicação.

Reforço ainda que criança vê, criança faz. Dê exemplos alimentares saudáveis e o seu filho seguirá seus passos em todas as situações.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lancheira saudável é reflexo da alimentação da criança em casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Mais Posts