Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Como a superproteção dificulta o desenvolvimento infantil

Dr. Sylvio Renan

24/03/2019 04h00

É dever de todo pai e de toda mãe cuidar de seu filho, dando-lhe segurança, proteção e amor. Cuidado, carinho, diálogo e atenção são extremamente importantes para o desenvolvimento e crescimento da criança.

Diariamente somos bombardeados com notícias sobre violência, doenças e demais perigos que assolam nosso país e o mundo, gerando inseguranças em todos nós. Obviamente, cuidados são necessários, mas quando essa função de protetores ultrapassa os limites e acaba atrapalhando o desenvolvimento da criança?

Como pediatra, pai e avô, entendo o valor e a intensidade do amor e a necessidade de diálogo entre pais e filhos. Sei e reforço sempre em consultório que a criança precisa de atenção e cuidados especiais. Porém, nossos pequenos também necessitam crescer e descobrir um mundo repleto de desafios e coisas atrativas.

Todos os adultos ao redor de uma criança, incluindo também os responsáveis na escola, devem permitir a seus filhos liberdade, contudo sem deixar de lado os ensinamentos e responsabilidade.

Privá-los e protegê-los exageradamente não será bom para o seu progresso, seja físico ou psicológico. A proteção exagerada pode gerar instabilidades, receios, ansiedades e angústias, dificultando a evolução destas crianças de se tornarem indivíduos independentes.

Dê a seu filho a oportunidade de crescer como pessoa, de poder enxergar o mundo com seus próprios olhos, de viver momentos mágicos, encontrar desafios e novas descobertas, superar medos e inquietações. Isso faz parte do desenvolvimento de qualquer pessoa.

Até a próxima,
Dr. Sylvio Renan

 

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra