Colar de âmbar ajuda a aliviar as dores do bebê?
É cada vez mais comum bebês usarem o colar de âmbar para amenizar dores indesejáveis, pois se acredita que as pedras tenham funções analgésicas e anti-inflamatórias naturais, que atuam no alívio das dores – como as conhecidas cólicas que tiram o sono dos pequenos. Mas, será que o uso do objeto tem mesmo fundamento ou é apenas uma moda passageira?
Alguns estudos apontam os benefícios do colar, uma vez que o ácido succínico é liberado minimamente pelas pedras, agindo diretamente no organismo do bebê, estimulando assim o sistema nervoso e contribuindo para a melhora do metabolismo – além de acalmar dores e incômodos na fase do desmame e da dentição.
Ainda não há comprovações científicas que atestem esse parecer, e eu, como pediatra, não descredito a experiência de mães e pais que tiveram bons resultados com práticas naturais de conforto para seus filhos, pelo contrário, a ideia é desenvolver, juntos, a melhor maneira de promover a saúde e o conforto da criança.
Se a intenção é melhorar o metabolismo da criança o mais indicado, sob a linha natural de cuidado, é a alimentação orgânica, balanceada e adequada para o indivíduo em desenvolvimento. Para o comportamento de ansiedade e irritabilidade é sempre coerente analisar, primeiramente, como está o ambiente da criança, porquê de nada adiantará o uso do colar ou colocar música relaxante para dormir se os pais estiverem em desarmonia; é como eu sempre digo, criança vê, criança sente.
Além disso, banhos mornos acompanhados do carinho e companhia dos pais promovem a calma mesmo quando a criança estiver agitada, sendo o melhor remédio e sem risco algum a saúde do pequeno.
Até a próxima,
Dr. Sylvio Renan Monteio de Barros