Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Por que alguns bebês nascem com pelos e depois eles caem? Isso é problema?

Dr. Sylvio Renan

21/10/2018 04h00

Alguns bebês nascem com uma camada bem fina e escura de pelos por todo corpo, que pode vir acompanhada de alguns longos fios de cabelo por toda a cabeça. Tal situação costuma levar ao consultório questionamentos dos pais, referentes à relação desta condição com alguma doença, o que é natural, não havendo contudo com o que se preocupar, porque isso é comum em recém-nascidos.

Essa camada de pelos chamada "lanugem" é decorrente da quantidade de hormônios que a mamãe transferiu para o bebê durante a gestação.  A pelugem que cresce, ainda no ventre materno, funciona como capa protetora para a pele da criança que ainda não a tem firme e resistente.

Essa capa protetora pode ser eliminada durante o parto enquanto para outras crianças, pode persistir por mais tempo. Geralmente, em partos que acontecem com pouco mais de 40 semanas apresentam maior incidência de lanugem, o que, entretanto pode também ocorrer em  bebês prematuros.

Ao longo do tempo tais pelos e até o cabelo tendem a cair, sendo possível encontrá-los no lençol e mesmo nas roupas. A partir de então novos pelos surgem, agora com as características próprias da criança e de acordo com a genética, podendo ainda durante a infância mudar de textura e de quantidade.

Há casos, muito raros em que a presença do excesso de pelos pode ser consequência de alguma síndrome genética, quando se deverá pesquisar outras alterações que possam enquadrar em alguma alteração patológica.

Durante os primeiros meses de vida do bebê é comum que alguns pais tentem remover de várias formas tal pelugem, mas reforço que não há necessidade, pois podem haver reações dérmicas indesejáveis e o próprio tempo se encarregará de eliminá-los naturalmente.

A higiene do recém-nascido deve seguir as orientações básicas que são fornecidas pelo pediatra, garantindo que o banho seja realizado em água morna, com o uso de produtos específicos, cuidados com olhos e ouvidos, e sem a aplicação de produtos perfumados e que não sejam recomendados para recém-nascidos.

A principal preocupação de pais e mães de recém-nascidos é sobre seu bem-estar, saúde e desenvolvimento e, para isso, o acompanhamento pediátrico é fundamental para garantir o pleno progresso da criança, além de eliminar dúvidas referentes a qualquer situação que seja estranha, ou com que os pais não saibam lidar. Assim, teremos garantia de boa saúde e tranquilidade em vê-lo crescer em condições saudáveis.

Até a próxima,

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra