Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Que tal um Natal diferente e incentivar as crianças a doarem brinquedos?

Dr. Sylvio Renan

24/12/2017 04h00

(Crédito: iStock)

O Natal é uma data que inspira o melhor em nós e isso deve refletir dos adultos para as crianças. Elas são observadoras e copiam sempre as atitudes de seus pais, avós, cuidadores, professores, enfim, dos adultos. É o momento de estar com a família, com os amigos e reunir todos para compartilhar alegria e amor. Inspirados pelo clima natalino, que tal pais, mães, responsáveis ajudarem seus filhos a entenderem o verdadeiro significado desta data, que vai muito além da troca de presentes?

Algumas dicas podem colaborar para que seus pequenos abracem a empatia, a solidariedade e a doação, tudo tão próprio do Natal:

Gratidão:
Geralmente, as crianças aguardam ansiosamente para escrever cartinhas para o Papai Noel. Aproveite esse momento para provocar nelas a reflexão sobre todas as coisas conquistadas durante o ano. Além disso, ter um lar, uma mesa farta e amigos são coisas boas e saudáveis, que nem todas as crianças no mundo tem. Colocar isso na cartinha irá ajudá-las a compreender seu mundo, seu entorno, sua família, sendo gratas por isso.

Limpeza geral nos brinquedos e roupas:
E se em vez de acumular mais brinquedos e roupas novas você ajudar seu filho a se desapegar daquilo que não usa mais? Complexo? Nem um pouco. Ao contrário do que parece, a criança se interessa por tarefas que misturam brincadeira, prazer e realização. Por isso, ao arrumar as roupas do armário e limpar seus brinquedos, ela poderá se sentir estimulada a pensar no próximo e a doar aquilo que não quer mais (brinquedos) ou que não lhe serve mais (roupas).

Desejos de Natal:
A hora de enfeitar a árvore de Natal e a casa é um dos momentos mais aguardados pelas crianças, porque tudo é preparativo para a grande noite com o bom velhinho! Deixe-as participar! Que tal estimular a criatividade da criançada, pedindo que elas criem seus próprios cartões de Natal? Nos cartões, elas devem escrever seus desejos. Então, caberá aos pais orientar e mostrar os verdadeiros valores natalinos, como o amor e a bondade, ultrapassando os lugares (e desejos) comuns.

É importante incentivar estas atitudes nos pequenos e não só no Natal, mas durante todo ano. Assim, as crianças passam a refletir sobre suas atitudes, a enxergar o outro como alguém especial, se preocupar com o bem-estar dos outros. E tudo isso é educativo e extremamente saudável.

Aproveite o período de festas e férias para doar tempo, escuta, acolhimento, brincadeiras… Um Natal diferente para toda família pode incluir este tipo de doação. Além de compaixão, solidariedade, inclusão… No futuro, você e o mundo agradecerão!

Boas Festas a todos!

Abraços,
Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra