Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Colar de âmbar ajuda a aliviar as dores do bebê?

Dr. Sylvio Renan

10/12/2017 04h10

É cada vez mais comum bebês usarem o colar de âmbar para amenizar dores indesejáveis, pois se acredita que as pedras tenham funções analgésicas e anti-inflamatórias naturais, que atuam no alívio das dores – como as conhecidas cólicas que tiram o sono dos pequenos. Mas, será que o uso do objeto tem mesmo fundamento ou é apenas uma moda passageira?

Alguns estudos apontam os benefícios do colar, uma vez que o ácido succínico é liberado minimamente pelas pedras, agindo diretamente no organismo do bebê, estimulando assim o sistema nervoso e contribuindo para a melhora do metabolismo – além de acalmar dores e incômodos na fase do desmame e da dentição.

Ainda não há comprovações científicas que atestem esse parecer, e eu, como pediatra, não descredito a experiência de mães e pais que tiveram bons resultados com práticas naturais de conforto para seus filhos, pelo contrário, a ideia é desenvolver, juntos, a melhor maneira de promover a saúde e o conforto da criança.

Se a intenção é melhorar o metabolismo da criança o mais indicado, sob a linha natural de cuidado, é a alimentação orgânica, balanceada e adequada para o indivíduo em desenvolvimento. Para o comportamento de ansiedade e irritabilidade é sempre coerente analisar, primeiramente, como está o ambiente da criança, porquê de nada adiantará o uso do colar ou colocar música relaxante para dormir se os pais estiverem em desarmonia; é como eu sempre digo, criança vê, criança sente.

Além disso, banhos mornos acompanhados do carinho e companhia dos pais promovem a calma mesmo quando a criança estiver agitada, sendo o melhor remédio e sem risco algum a saúde do pequeno.

Até a próxima,
Dr. Sylvio Renan Monteio de Barros

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra