Topo

Histórico

Categorias

Blog do Pediatra

Cuidados exagerados: quando o zelo interfere no desenvolvimento da criança

Dr. Sylvio Renan

10/11/2015 18h06

mba1Cuidado, carinho, diálogo e atenção são extremamente importantes para o desenvolvimento e crescimento de toda e qualquer criança. É dever de todo pai e de toda mãe cuidar de seu filho, dando-lhe segurança, proteção e amor.

 

Somos, diariamente, bombardeados com notícias sobre violência, doenças e demais perigos que assolam nosso país e o mundo. Isto gera inseguranças em todos nós e aumentam as nossas preocupações, aflições cotidianas, fazendo-nos proteger ainda mais nossas crianças. Obviamente, cuidados são necessários.

 

Em virtude de tudo isto, nessa função de protetores e zeladores, muitas vezes ultrapassamos os limites e acabamos atrapalhando o desenvolvimento das crianças.

 

Sou defensor do amor e do diálogo entre pais e filhos. Reforço que criança precisa de atenção e cuidados especiais. Porém, nossos pequenos necessitam, também, crescer e descobrir um mundo repleto de desafios e gostosuras. Mas para saber como, onde e o que escolher e se definir, precisarão ter a chance se "aventurar". E, como disse, sempre com amor, diálogo e sob o olhar dos pais e responsáveis.

 

É preciso que os adultos – incluindo também os responsáveis na escola – permitam às crianças liberdade, com responsabilidade. Privá-los e protegê-los exageradamente não será bom para o seu progresso, seja físico ou psicológico. Proteção exagerada pode gerar instabilidades, receios, ansiedades, angústias, medos, dificultando a evolução destas crianças de se tornarem indivíduos independentes.

 

Dê a seu filho/a a oportunidade de crescer como pessoa, de poder enxergar o mundo com seus próprios olhos, de viver momentos mágicos, encontrar desafios e novas descobertas, superar seus medos e inquietações. Isso faz parte do desenvolvimento de qualquer pessoa. Lembre-se: quem ama, cuida. Quem ama, permite! Mas também impõe disciplina e limites!

Sobre o autor

Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros é autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses" e do livro “Pediatria Hoje”|Formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializações e títulos pela Unifesp/EPM, Sociedade Brasileira de Pediatria e General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla). Atuou por quase 30 anos no Pronto Socorro Infantil Sabará e foi diretor técnico do Hospital São Leopoldo, cargo que deixou para se dedicar ao seu consultório, a MBA Pediatria, e à literatura médica para leigos.

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação. Desta forma, não visa receitar qualquer conduta médica, mas sim proporcionar conhecimento para que os visitantes tenham mais autonomia na escolha de um pediatra para seus filhos.

Blog do Pediatra